terça-feira, 23 de novembro de 2010
Paul muda repertório e abre último show no Brasil com clássico
Paul McCartney se despediu dos fãs brasileiros na noite desta segunda-feira, 22, com show para mais de 60 mil pessoas no Estádio do Morumbi, em São Paulo, na terceira e última apresentação da turnê Up and Coming Tour no País. O ex-beatle subiu ao palco às 21h45 e iniciou o repertório de 37 músicas com a clássica Magical Mystery Tour, lançada pelo quarteto de Liverpool em 1967.A chuva forte, que marcou a espera do público desde o final da tarde, começou a parar logo na primeira sequência, que teve os sucessos Jet e Letting Go, dos Wings, All My Loving e Got To Get You Into My Life, dos Beatles, e Highway, do seu projeto eletrônico com o pseudônimo Fireman.
Outras músicas dos Wings, banda formada por Paul após o fim dos Beatles, animaram os fãs ainda na primeira metade do show, com destaque para Mrs Vanderbilt, Band On The Run, Let 'Em In, My Love e Nineteen Hundred and Eighty-Five. O sucesso Let Me Roll It foi seguido de Foxy Lady, do Jimi Hendrix Experience, com Paul McCartney na guitarra comandando performance frenética no palco.
A lista de sucessos do músico britânico teve ainda outras três novidades com relação aos primeiros shows, com a inclusão de I'm Looking Through You, Two Of Us e Bluebird no repertório. Das canções mais recentes da carreira, Paul apresentou Dance Tonight, lançada em 2007, e Sing The Changes, do disco Electric Arguments lançado pelo Fireman em 2008.
Em momento de grande emoção para os fãs de Beatles, Paul homenageou John Lennon, assassinado em 1980, com a música Here Today. O amigo George Harrison foi lembrado com a canção Something, composta pelo beatle caçula em 1969 para o disco Abbey Road. As imagens no telão dos ex-integrantes da maior banda de rock da história levaram às lágrimas muitos admiradores presentes.
A parte final das quase três horas de show foi dominada por alguns dos maiores clássicos dos Beatles, momento em que o público pode cantar alto Blackbird, Eleanor Rigby, Ob-La-Di, Ob-La-Da, Let It Be, Paperback Writer, I've Got a Feeling e A Day In The Life. Em Live and Let Die, as já tradicionais explosões no palco seguidas de show de fogos encantaram a plateia em meio aos acordes nervosos de Paul no piano.
Na primeira "saideira" da noite, catarse coletiva de três gerações de apaixonados por Beatles: Hey Jude foi cantada com devoção por milhares de pessoas, com direito a coro sem base instrumental e final apoteótico na combinação de bateria, piano e guitarras. Assim que Paul deixou o palco, aplaudindo emocionado a participação dos fãs, o estádio pediu incessantemente a volta do músico.
A primeira trinca de encerramento começou com o desfile das bandeiras do Brasil e do Reino Unido. Após nova troca de afagos entre ídolo e fãs, o espetáculo ganhou novo capítulo com Day Tripper, Lady Madonna e Get Back. O bloco derradeiro começou com Paul solitário no palco para cantar Yesterday aos acordes do violão. O ex-Beatle, que não vinha em turnê ao Brasil desde 1993, se despediu do público com Helter Skelter, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) e The End.
Elogio ao Brasil e "hino" para São Paulo
Elegante e carismático como sempre, Sir Paul McCartney "arranhou"o português para agradar os fãs e fazer elogios à música brasileira. "É ótimo estar de volta ao Brasil, terra da música linda", disse logo após tocar Dance Tonight. O ex-beatle ainda fez uma breve referência a Jorge Ben Jor no início do show ao falar "chove chuva" enquanto o público ainda enfrentava o mau tempo.
Depois do rock Back In The U.S.S.R. agitar a plateia, Paul emendou um "hino" improvisado de "Yeah, São Paulo, Yeah, São Paulo", acompanhado pelos presentes até o início de I've Got a Feeling.
É Paul McCartney e mais 4
Paul McCartney sozinho já é completo. É claro, estamos falando de Paul. Mas é preciso ser justo e destacar a imensa qualidade de sua atual banda. Mais do que isso, perceber que desde os Beatles McCartney não tocava tanto tempo com a mesma formação. O eterno quarteto de Liverpool durou 10 anos, de 1960 até final de 1970. Com os Wings, formados em 1971, foram nove anos ativos até a prisão de McCartney por posse de maconha no Japão. A atual formação está junta desde 2001, um ano antes de estrear a turnê Back in the US.
Abe Laboriel Jr., 39 anos, é o baterista carismático de técnica refinada que embala a mais nova fase da carreira de Paul. No segundo show do Morumbi "roubou" aplausos após fazer danças performáticas na bateria durante a música Dance Tonight. Além disso, é responsável por vocais afinados em boa parte do repertório e faz a contagem dos tempos para emendar as duas clássicas partes de A Day In a Life.
Paul "Wix" Wickens, 54 anos, está ao lado de Paul McCartney há mais de 20 anos e tocou junto com Linda em formações mais antigas. Além de comandar os teclados e bases da banda, é diretor musical do grupo e um dos principais responsáveis pela sonoridade da atual turnê Up and Coming Tour.
Brian Ray, 55 anos, é o guitarrista loiro que assume o baixo quando Paul faz as variações para guitarra e piano. Também responsável pelos vocais perfeitos do show, tem disco solo lançado desde 2006.
Rusty Anderson, 51 anos, é o guitarrista moreno que completa o time de vocais de apoio. Lançou discos solo e participou de shows e gravações de diversos outros artistas, entre eles Nelly Furtado, Miley Cyrus e Ricky Martin.
Esperança dos fãs no "até a próxima"
É praxe da despedida, mas as últimas palavras de Paul McCartney antes de deixar em definitivo o palco montado no Morumbi deixarão os fãs esperançosos por um retorno do astro ao País. Depois de 17 anos sem shows no Brasil - os últimos haviam sido em 1993 com sua New World Tour em São Paulo e Curitiba -, os apaixonados pelo ex-beatle esperam que a volta seja em breve. Muito em breve. É aguardar por disco novo, turnê nova e mais emoção.
Confira o setlist completo:
Magical Mystery Tour
Jet
All My Loving
Letting Go
Got To Get You Into My Life
Highway
Let Me Roll It/Foxy Lady
The Long and Winding Road
Nineteen Hundred and Eighty-Five
Let 'Em In
My Love
I'm Looking Through You
Two Of Us
Blackbird
Here Today
Bluebird
Dance Tonight
Mrs Vanderbilt
Eleanor Rigby
Something
Sing The Changes
Band On The Run
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Back In The U.S.S.R.
I've Got a Feeling
Paperback Writer
A Day in the Life/Give Peace A Chance
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude
Day Tripper
Lady Madonna
Get Back
Yesterday
Helter Skelter
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/The End
Fonte desta matéria: Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário