terça-feira, 4 de outubro de 2011

Progressivos : 2011 - The Mind Expanding Festival 4‏

Nos dias 14, 15 e 16 de Outubro acontecerá o Festival PROGRESSIVOS, 4ª edição do ‘The Mind Expanding Festival’, que reunirá três grupos diferentes no Centro Cultural São Paulo.

Em sintonia com o rock progressivo contemporâneo e a música instrumental, o festival é resultado do movimento de várias bandas que primam pela diversidade sonora.

O rock progressivo, estilo consagrado nos anos 1970 e caracterizado por músicas mais longas e de arranjos complexos, vem gradativamente voltando a atrair o interesse dos jovens roqueiros, que buscam o apuro instrumental e a criatividade nas composições.

Promovido pelo Centro Cultural São Paulo, o festival apresenta três grupos renomados dentro do rock progressivo brasileiro: o Violeta de Outono, com seu som psicodélico de influência progressiva, o guitarrista Sérgio Hinds, fundador do lendário e aclamado grupo O Terço, e o Terreno Baldio, formado por renomados instrumentistas e famoso pela sua música intrincada.

Os grupos se apresentam na Sala Adoniram Barbosa, em três noites distintas, com entrada franca, trazendo uma amostra do rock progressivo produzido desde o final dos anos 60 até os dias atuais.


As Bandas


VIOLETA DE OUTONO
rock / psicodélico / progressivo

O Violeta de Outono surgiu em meados de 1984 no circuito underground paulistano, moldando uma sonoridade própria ao misturar as tendências da época à psicodelia do Pink Floyd e Beatles.

Em sua trajetória de 25 anos, o Violeta de Outono se desenvolveu paralelamente ao estilos do mercado, tendo sua música atravessado os modismos e o tempo, o que garantiu à banda status de cult e reconhecimento internacional. Suas apresentações, conhecidas até hoje pela atmosfera lisérgica e hipnótica, são referência em termos de sons climáticos e espaciais.

Em 1987 lançou um LP homônimo, disco clássico da discografia do rock nacional, marcado por uma psicodelia envolta em sombras que conseguiu a proeza de angariar fãs de rock progressivo e dos estilos pós-punk e dark/gótico e traz os hits “Dia Eterno” e “Outono”.

Recentemente, o Violeta lançou o CD “Volume 7”, um álbum que mistura rock, jazz e pop, o DVD “Seventh Brings Return - A Tribute to Syd Barrett”, na Inglaterra, em homenagem ao lendário criador do Pink Floyd e também o DVD “Theatro Municipal, São Paulo, 2009” tocando na íntegra seu 1º. LP.

REPERTÓRIO
Baseado no ultimo álbum “Volume 7” (2007) e novas composições inéditas.

LINE-UP
Fabio Golfetti : guitarra & vocal
Gabriel Costa : baixo
José Luiz Dinola : bateria
Fernando Cardoso : teclados

LINKS:
Website oficial
http://www.violetadeoutono.com.br


SÉRGIO HINDS
rock / progressivo / folk

Os verdadeiros amantes do Rock tem bons motivos para comemorar! Sérgio Hinds, fundador da lendária banda O Terço e aclamado desde os anos 70 como o maior guitarrista de Rock Progressivo do país, lança pela Gravadora e Editora Arlequim o cd "SÉRGIO HINDS ALIVE".

O CD já recebeu a indicação para o Grammy 2011 e estamos torcendo para que seja finalista.
O CD reúne gravações de shows realizados no Palácio de Cristal, em Petrópolis (RJ); no Ginásio do Ibirapuera e no Moinho Santo Antonio, em São Paulo. O repertório escolhido cuidadosamente traz composições próprias, além de músicas doTerço, entre outros.

Vocalista e instrumentista de primeira grandeza e respeitadíssimo no cenário da Música Popular Brasileira, Hinds já acompanhou artistas consagrados como Ivan Lins, Sá e Guarabyra, Belchior e o bluesman de Chicago, Donny Nichilo.

Atualmente, Sérgio Hinds divide-se em apresentações solo, shows com O Terço (que voltou à clássica formação, reunindo Flávio Venturini, Sérgio Magrão e o baterista Sérgio Melo) e workshops.

REPERTÓRIO
Baseado no ultimo CD Sérgio Hinds Alive (2011) e clássicos dos álbums do O Terço, “Criaturas Da Noite” (1975) e “Casa Encantada” (1976)

LINE-UP
Sérgio Hinds : guitarra, violão & vocal
Edu Malta : baixo
Jorge Tarasiuk : teclados
Fred Barley : bateria

LINKS:
Website oficial
http://www.sergiohinds.com


TERRENO BALDIO
rock / progressivo / art rock

Considerado por muitos como o Gentle Giant brasileiro, o Terreno Baldio é um dos mais importantes grupos nacionais no estilo. Formado no início dos anos 70, o grupo estréia em 1975 com "Terreno Baldio", que sai pela gravadora Pirata em tiragem de 3000 cópias. O grupo lançaria ainda mais um álbum, "Além das Lendas Brasileiras", antes de debandar, em 1978. Um trabalho mais brasileiro dentro do Rock Progressivo. A formação era ligeiramente diferente com Ayres Braga (ex- Joelho de Porco) no lugar de Ascenção.

Depois de mais de três décadas de seu lançamento original, em 1976, e após um processo de produção de praticamente dois anos entre pesquisa, design de encarte e masterização, a gravadora niteroiense Rock Symphony e o grupo paulista Terreno Baldio relançam o primeiro disco que ainda era inédito em CD. O som foi remasterizado na Itália pelo produtor original dos dois LP's da banda, Cesare Benvenuti. Também ficou internacionalmente conhecida por reportagens no Japão, Europa, EUA, etc.

A nova formação do Terreno é Kurk nos vocais, Mozart na guitarra, Lazzarini nos teclados,(integrantes da formação original), Edson Ghilardi na bateria, Geraldo Vieira no contrabaixo e Cássio Poleto no violino. É um ícone do Rock Progressivo que volta a tocar 34 anos depois.

REPERTÓRIO
Baseado nos dois discos clássicos da banda, “Terreno Baldio” (1975) e “Além Das Lendas Brasileiras” (1978)

LINE-UP
Kurk : vocal
Mozart : guitarra
Lazzarini : teclados
Edson Ghilardi : bateria
Geraldo Vieira : baixo
Cássio Poleto : violino

LINKS
Website Oficial
http://terrenobaldio.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...